the paging information resource
home button job search button consulting button newsletters button products button main section button glossary button send e-mail button
Código POCSAG

A. Geral
O Padrão básico de sinalização usado nos pagers é uma sequência de informação binária codificada usando o código: Post Office Code Standardization Advisory Group (POCSAG). O código POCSAG é um formato síncrono que permite a transmissão da informação em uma única estrutura. O código POCSAG permite maior economia de bateria e também uma capacidade maior de código.

O formato do código POCSAG consiste de um preâmbulo e de um ou mais grupos de palavras chave. Cada grupo contém um código de sincronismo de 32 bits e oito marcos de 64 bits, sendo cada marco composto de duas palavras chave de 32 bits. O código de sincronismo marca o começo do grupo de palavras chave.

B. Estrutura do Preâmbulo

POCSAG marcos

Figura 1

O preâmbulo mostrado na figura 1 consiste de 576 bits de um padrão alternado 101010 transmitido a uma velocidade de 512 ou 1200 bps. O decodificador usa o preâmbulo para determinar se a informação recebida é um sinal POCSAG e para sincronizar-se com o fluxo de informação.

POCSAG palavras

Figura 2

C. Estrutura de Grupo

Um Grupo consiste de um código de sincronismo seguido de oito marcos com duas palavras chave por marco (16 palavras chave por Grupo). Para manter a estrutura de Grupo adequada, cada marco deve ser completado com duas palavras chave, por dois códigos inertes, duas mensagens em código, ou qualquer combinação apropriada destes três tipos de códigos.

D. Estrutura do código de sincronismo de Marco

O código de sincronismo do Marco (FS) é uma palavra exclusiva reservada para identificar o começo de cada Grupo . O código FS é composto de 32 bits.

01111100110100100001010111011000

E. Palavras chave alternadas para sincronismo do Marco

Um código opcional de sincronismo de Marco (AFS) pode ser selecionado para suportar sistemas especiais ou sistemas que requerem maior capacidade de codificação. O AFS é gerado da mesma forma que uma palavra chave (código BCH com bits de paridade). O padrão de sinalização POCSAG reserva palavras chave especiais para o AFS de 2,000,000 a 2,097,151. O uso do AFS requer que o sistema de paging suporte esta opção. O AFS mudará ao marco 0 no programador desde que nenhum marco de informação esteja incluído no AFS. O AFS deverá usar o endereço 1 para que os bits 20 e 21 sejam 0.

F. Estrutura da palavra chave de Endereço

A estrutura da palavra chave de endereço está mostrada na figura 3. O primeiro bit da palavra chave (BIT 1) é sempre zero. Os bits 2 a 19 são os bits de endereço. O pager lê estes bits para achar seu próprio endereço. Cada palavra chave POCSAG é capaz de prover informação para quatro diferentes fontes de paging (Endereço 1 a 4). Estes endereços são determinados por combinações dos valores dos bits 20 e 21 (bits de identificação da fonte); estas combinações são mostradas na Figura 3. Bits 22 a 31 são bits de verificação de paridade e o bit 32 é o bit de paridade par.

POCSAG chave

Figura 3

Os três bits que designam a localização do marco são precodificados no código, dentro de cada Grupo, no qual deverá ser recebido o endereço do pager; o decodificador irá buscar as palavras chave no Marco para encontrar seu endereço.

A alimentação é removida do receptor durante todos os marcos com exceção do precodificado, extendendo portanto a vida da bateria.

G. Operação Opcional de dois Marcos

Em alguns pagers se podem selecionar dois marcos diferentes. Cada marco tem dois códigos que proporcionam um total de 16 endereços (fontes) para pagers tipo POCSAG. Ao selecionar esta opção a duração da bateria é reduzida aproximadamente em 30% (modo síncrono).

O número do marco dos códigos A e B deve ser menor que o marco dos códigos C e D (O marco é o resto do endereço dividido por 8).

H. Capacidade do Código

A combinação dos 3 bits precodificados para localização do marco e os 18 bits de endereço das palavras chave proporcionam mais de dois milhões de códigos diferentes. Nesta combinação, os bits de localização do marco são os menos significativos e os bits de endereço são os bits mais significativos.

I. Estrutura da Palavra Chave de Mensagem

A estrutura de uma palavra chave de mensagem começa com um 1 no bit 1 e vem imediatamente depois do endereço (figura 2). Cada palavra chave de mensagem toma o lugar de uma palavra chave de endereço em cada grupo.

J. Estrutura da Palavra Chave Inerte

A palavra chave inerte é única e reservada para tomar o lugar de um endereço em qualquer marco que de outra maneira não teria 64 bits.

Portanto, se um marco contém somente um endereço, uma palavra chave inerte será agregada para completar o marco com 64 bits. A palavra chave inerte contém 32 bits:

01111010100010011100000110010111

END OF SECTION
Home Page | Directory | Consulting | Newsletters
Products | Reference | Glossary | Send e-mail