the paging information resource
home button job search button consulting button newsletters button products button main section button glossary button send e-mail button
Questionário para Sistema de Rádio Paging

(Queira preencher um questionário por cidade ou área metropolitana)


1. ÁREA DE COBERTURA

Cidade mais importante:

Áreas adjacentes:

2. ALOCAÇõES DE FREQUÊNCIA

Frequências usuais de chamada em paging:

FAIXA FREQUÊNCIAS
VHF Banda média 138 -174 MHz
UHF Sub-faixa baixa 406 -420 MHz
UHF Sub-faiza média 435 - 480 MHz
UHF Sub-faixa alta 495 -512 MHz
Banda 900 MHz 929 - 932 MHz

Las frecuencias de enlace para radiolocalización son:

FAIXA FREQUÊNCIAS
VHF Banda média 72 -76 MHz
VHF Banda alta 132- 174 MHz
UHF Sub-faixa baixa 406 -420 MHz
UHF Sub-faixa alta 450-512 MHz

Um sistema de paging adequadamente projetado opera com duas frequências: uma para chamar o assinante e outra para linkagem, situadas necessariamente em faixas diferentes. Queira informar quais frequências deverão ser por nos utilizadas com essas finalidades, em seu sistema. Se estas frequências ainda não tiverem sido alocadas pela Secretaria de Comunicações, queira informar suas respectivas faixas de frequência, mais prováveis.

3. INTERLIGAÇÃO COM A REDE PÚBLICA DE TELEFONIA

As companhias telefônicas apresentam em todo o mundo uma grande variação no grau de interesse e de disponibilidade de recursos para se interligarem com sistemas públicos de radiochamada. Em países onde a interligação com sistemas públicos de paging é proibida ou tecnicamente inviável, operadores têm sido utilizados com pleno êxito, para retransmitir mensagens aos assinantes de paging. Queira verificar a disponibilidade de sistemas de interligação ao equipamento de comutação da companhia telefônica, a nível de seletor. Pode-se dispor de diversos tipos de troncos. Os tipos de tronco mais comumente encontrados são D.I.D. (OU D.D.I.) de 2 fios, com sinalização por pulsos Na Europa, Asia e Oriente Médio, frequentemente se utilizam troncos EM com 6 fios, com sinalização MFC-R2. Existem inúmeras variações e modificações com relação aos assim chamados "padrões". Mais recentemente, Interfaces Digitais têm sido oferecidas. No Brasil, o padrão e o CEPT: um PCM de 2,048 Mb/s com 30+2 canais, de acordo com o padrão da CCITT adotado pela Telebrás. O padrão nos EUA é T-1, um formato PCM com 1,544 Mb/s de 24 canais. Boa parte dos demais países utilizam o padrão CEPT, acima mencionado. A Motorola oferece a possibilidade de interligação com a quase totalidade de tipos de troncos. Seria útil conhecerse quantos telefones existem no país, e quantos destes operam com sinalização por tom.

O sistema, quando estiver operando em radiochamada automática, se interligará com a companhia telefônica?

Caso positivo, qual é o tipo de interface utilizada em sua cidade (ou cidades)?

Quantos operadores seriam necessarios, caso a utilização de unidades de interligação direta com a rede telefonica não for conveniente ou mesmo viável?

4. CAPACIDADE DO SISTEMA

A capacidade total do sistema constitui deliberação importante e básica, a ser tomada durante a elaboração do projeto de um sistema paging. Uma expansão do sistema poderá se apresentar mais dispendiosa que útil, caso a dimensão inicial tenha sido por demais modesta. Por outro lado, uma excessiva dimensão inicial poderá exigir níveis de investimento comprometedores do lucro operacional.

A quantidade máxima de assinantes que podem ser chamados em cada canal de operação depende do tipo de pager utilizado. A esse respeito, observe algumas hipóteses muito aproximadas:

Pager Tipo Codificação Utilizada Velocidade deSinalização do pager Quantidade máxima de assinantes por canal
Tom e voz 2 tonos 4 segundos 1,500
Tom e voz 5/6 tonos .25 segundos 1,700
Somente tom POCSAG 512 b.p.s. 313,920
Somente tom POCSAG 1,200 b.p.s. 737,280
Visor numérico POCSAG 512 b.p.s. 62,784
Visor numérico POCSAG 1,200 b.p.s. 147,456
Visor numérico POCSAG 2,400 b.p.s. 294,336
Visor alfanumérico POCSAG 512 b.p.s. 10,464
Visor alfanumérico POCSAG 1,200 b.p.s. 24,525

(El código FLEXTM no esta incluido aquí.Favor leer el Planejamento de Marketing para información mas al dia.)

Em termos gerais, a capacidade de um sistema de paging refere-se a dimensão de seu terminal de radiochamada, "dimensão" significando a quantidade de entradas, a quantidade de saídas, e a capacidade de memória (quantidade máxima armazenável de códigos).

O terminal por você selecionado deveria satisfazer as necessidades de seu mercado durante os próximos cinco anos.

Qual dos terminais de Paging acima corresponde melhor as necessidades de seu mercado?

5. SELEÇÃO DO PAGER ADEQUADO

Um pager constitui obviamente um dispositivo para comunicação pessoal. A classificação dos pagers decorre de sua modalidade operacional.

UNICAMENTE TOM

Antes de mais nada, o pager "unicamente tom" não é simplesmente um dispositivo de tom, mas sim reflete denominação já consagrada pelo mercado. Um pager faz muito mais do que simplesmente emitir um beepe.

Tipo de Pager Função Modalidade de comunicação Unicamente Tom Sinalização sonora Audível 1 (4 beepes perfeitamente distinguiveis) Audível 2 Audível 3 Audível 4 Luz intermitente Visual Vibração Mecánica (se siente)

Assim, o pager se comunica com você por 6 modalidades: 4 diferentes tons, uma luz e um vibrador.

TOM E VOZ

Em certas regiões do mundo, o pager por voz ainda conta com ampla utilização; foi, porém, substituido em áreas com maior uso de paging, porque comporta insuficiente quantidade de assinantes por canal. Sistema amplamente dimensionado para pagers por voz, pelo fato de necessitar de varios transmissores é economicamente inviável, porque seu custo para o assinante situa-se acima de suas possibilidades ou interesses.

Tipo de Pager Função Modalidade de comunicação
Unicamente Tom Sinalização sonora Audível
  Luz intermitente Visual
  Vibração Mecánica (se siente)
  Mensagem por voz Audível

 

Vantagens: Identificação perfeita do interlocutor;
A voz veicula emoção: urgência, sinceridade etc.
Desvantagens: Exceto no caso de Pager Armazenador de Voz, a mensagem reproduzida é irrecuperável: informações como números telefônicos necessitam ser anotados.
Capacidade de canais muito limitada.
Pessoa estranha posicionada nas imediações do pager poderá tomar conhecimento da mensagem.

DISPLAYS NUMÉRICOS

Pagers numéricos são as vezes chamados de "beepers digitais", denominação equivocada porque existe o pager com display numérico de caráter analógico, sendo que um pager geralmente não é ao mesmo tempo analógico e digital. Chamemos este beeper pelo seu verdadeiro nome: Pager de Display Numérico. Este é, ate' o momento e de longe, o pager mais usado universalmente. O "conteudo de informações" das mensagens é razoavelmente elevada (mais de uma), sendo sua capacidade de canais muito superior `a observada nos pagers de voz. O pager numérico tem contado com enorme aceitação por parte do público, por Operadores de Sistemas em muitas partes do mundo. Pelo fato de:

Porém, atenção: a ausência de duas precondições técnicas podem impossibilitar ou inviabilizar o uso de pagers numéricos em muitas partes do mundo:

Se a cidade não conta com penetração significativa de telefones com sinalização por tom, e a companhia telefônica local está impossibilitada ou desinteressada em estabelecer interligação com terminais de paging, não é o momento para o pager numérico.

Quem estuda a dispendiosa e complicada alternativa de processar o tráfego de pagers numéricos por operadores telefônicos, é aconselhado a substituir os pagers numéricos por pagers com display alfa-numérico.

Tipo de Pager Função Modalidade de comunicação
Pager numérico Sinalização sonora Audível
  Luz intermitente Visual
  Vibração Mecánica (se siente)
  Display numérico Número legivel

 

Vantagens: O custo do pager é relativamente reduzido. A sinalização é rápida, assim a capacidade de assinantes por canal pode ser elevada.
Desvantagens: Necessita que estejam disponíveis: tronco de interligação com a companhia telefônica e telefones com sinalização por tom.

DISPLAY ALFA NUMÉRICO

O ditado: "o bom é inimigo do ótimo" pode ser verdade quando comparamos paging numérico com paging alfa numérico. O pager numérico se limita a apresentar em seu display um número telefônico. Se o assinante não reconhecer o número, não saberá quem chamou. Mesmo reconhecendo-o, não terá certeza quanto ao conteúdo ou quanto ao grau de urgência da mensagem. Não é nada agradável você receber um page numérico, abandonar a estrada, estacionar seu carro, encontrar um telefone, arrumar um trocado, ficha ou cartão, fazer o chamado e descobrir que a mensagem não era urgente.

Uma mensagem recebida por pager alfa-numérico pode informar ao assinante: quem chamou, porque, seu destino, quando, endereço, horário etc. É importante notar: com o pager alfa-numérico, o assinante pode dispensar o chamado telefônico de retorno, economizando-lhe tempo e transtornos. Em regiões no mundo, onde o acesso ao telefone público (para chamados de retorno) apresenta restrições, o alfa oferece grandes vantagens sobre outros tipos de pagers.

Tipo de Pager Função Modalidade de comunicação
Pager Alfa-numérico Sinalização sonora Audível
  Luz intermitente Visual
  Vibração Mecánica (se siente)
  Números, letras do alfabeto e pontuação Mensagens legíveis

 

Vantagens: Maior conteúdo de mensagem em comparação com todos os demais pagers.
Elevada velocidade de sinalização, permitindo cada canal disponível ser utilizado por um grande número de asssinantes.
As mensagens são revestidas de sigilo.
As mensagens podem ser armazenadas, possibilitando posterior revisão.
O pager Alfa pode ser usado como extensão do sistema mundial de informação computadorizada, recebendo: notícias, informações metereológicas, resultados esportivos, cotações de bolsas de valores etc.
O chamado telefônico de retorno é normalmente desnecessário.
Desvantagens: O pager Alfa é mais dispendioso que outros modelos.
Exige a contratação de operadores telefônicos para receberem as mensagens do público, e as introduzirem no sistema paging, a fim de serem re transmitidas ao usuário.

Queira indicar o(s) tipo(s) de pager(s) que mais eficazmente atende(m) as necessidades de seus planos:

Somente tom *
Tom e voz
Tom e voz com armazenamento de voz
Tom e voz com display numérico *
Display numérico
Display alfa-numérico

* Favor de verificar con el fabricante si hay pagers de esta clase disponible en el mercado.

END OF SECTION
Home Page | Directory | Consulting | Newsletters
Products | Reference | Glossary | Send e-mail